|
Escola Municipal
Dom Orione
Avaliação de
Recuperação em Língua Portuguesa – 8º ano do Ensino Fundamental – 2º bimestre
2011 – Valor = 25,00 pontos
Professor: Edicarlos
Fernandes de Melo
Nome:
___________________________________________________________
|
Nas questões de 1 a 8 complete as lacunas com a
palavras que estão dentro dos
parênteses.
BRIZA – ALIZAR – IMORAL – BALSA – BRISA – ALISAR –
AMORAL – BALÇA
|
a) O rapaz não era
__________________, isto é, nunca mostrou se indiferença aos preceitos morais.
b) Não contava piada
____________________, pois era bem-educado.
c) Passou o formão até
_____________ bem a madeira.
d) O friso de madeira que
guarnece a porta se chama ___________________________.
e) Navegou numa
__________________ até chegar à praia.
f) Penetrou numa
_________________________ de vegetação variada.
g) A ______________________
matinal agitava a plantação.
____________________________________________________________________________
XEQUE – XÁ – BUXO – COMPRIMENTO – CHEQUE – CHÁ –
BUCHO – CUMPRIMENTO
|
a) O ____________________ do
Irã morreu no exílio.
b) Os ingleses importam
____________________da Índia.
c) Assinou um
____________________no valor do imóvel.
d) O enxadrista pôs o rei
adversário em ________________.
e) Acabada a cerimônia, os
noivos receberam os ______________________.
f) qual é o
____________________ desta parede?
g) Foi ao açougue comprar
_______________________ de boi.
h) Em nosso jardim há um
gênero de gramíneas que se chama ________________.
____________________________________________________________________________
DIFERENTE – DISCRIMINAR – DISCRIMINAÇÃO – CONSERTO
– DEFERENTE – DESCRIMINAÇÃO – DESCRIÇÃO – CONCERTO.
|
a) Iremos todos ao
_________________________sinfônico.
b) O mecânico terminou o
______________ do automóvel.
c) O diretor mostrou-se
_________________________ com todos: concedeu-nos tudo.
d) Seu trabalho é _______________________
de todos.
e) Solicitamos uma
________________ detalhada da peça.
f) Como era prudente e
reservado, não foi necessário pedir-lhe.
g) O juiz decidiu
___________________ o réu.
h) Cumpre
________________________ o certo do errado.
____________________________________________________________________________
DESPENSA – EMINENTE – IMIGRANTE – EMERGIU –
DISPENSA – IMINENTE – EMIGRANTE – IMERGIU.
|
a) Os elementos estão
guardados na __________________.
b) Requereu ao diretor _____________________
da prova de matemática.
c) Era um filosofo
_____________________, graças aos seus estudos.
d) A eclosão de uma nova
guerra é _______________________.
e) Os novos
__________________ chegaram hoje ao nosso.
f) Os ______________________
viajarão a procura de trabalho.
g) Logo que começou a
tormenta, o submarino ____________________ pois, sob as águas, estaria mais
seguro.
ESTÁTICO – ESTERNO – ESPECTADOR – FAZES – EXTÁTICO
– EXTERNO – EXPECTADOR – FASES.
|
a) Permaneceu ____________________
atrás da cortina para não ser descoberto.
b) Ele ficou
____________________ ao vê-la assim tão bela.
c) Um dos seus ossos do
peito, o ___________________, estava-lhe causando dores.
d) Quando os pais viajavam,
ele ficou interno; poucos meses depois, voltou a estudar.
e) O ___________________ não
gostou do filme.
f) Quem tem expectativa é
______________________.
g) Este calendário não
assinala as ______________________ da lua.
h) Ou _______________ os
deveres, ou serás repreendido.
____________________________________________________________________________
FLAGRANTE – INSIPIENTE – INDEFESSO – INFLAÇÃO –
FRAGRANTE – INCIPIENTE – INDEFESO – INFRAÇÃO.
|
6.
a) O criminoso foi preso em
______________________ com o produto do roubo.
b) Que serás eleito vereador
é uma verdadeira __________________________.
c) Esta loção é muito
__________________________.
d) Admitido há dois dias,
ainda é funcionário ______________________ porém, como precede com
inteligência, não pode ser considerado _____________________________.
e)Era um administrador
_______________________, por isso, elogiado por todos.
f) Porque estava
____________________, o exercito invasor foi derrotado.
g) A ______________________
exige os reajustes dos salários.
h) Aquele que desobedece à
lei comete uma _____________________________.
____________________________________________________________________________
INFRINGIR – INTERSEÇÃO – INTEMERATO – PAÇO –
INFLIGIR – INTERCESSÃO – INTIMORATO – PASSO
|
a) Aquele que _______________________
a lei será punido.
b) O juiz não hesitará em
________________________ a pena máxima ao criminoso.
c) Solicitou a
_______________________ do advogado para que seus direitos não fossem
desrespeitados.
d) Marque com um xis a
______________________ das linhas.
e) É um político
____________________; aliás, a integridade e a incorruptibilidade também
caracterizavam seu pai.
f) Estava sempre à frente,
pois era um soldado _______________________.
g) Mal deu o primeiro
_______________________, tropeçou na cadeira.
h) O embaixador ficou
hospedado no _____________________ imperial.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
LAÇO – MAL – PEQUENEZ – PRECEDENTE – LASSO – MAU –
PEQUINÊS – PROCEDENTE.
|
a) Depois de correr oito
quilômetros, esticou o corpo ____________________ na grama.
b) O peão preparou o
________________________ para prender o cavalo.
c) Ao tomar posse, prometeu
trabalhar tanto quanto o diretor ______________________.
d) Este vinho é ____________________
da Europa.
e) O cão
_____________________ arranhou a porta com suas patas.
f) Devido à
______________________ dos caracteres, só podia lê-los com uma lupa.
g) O seu trabalho não está
_______________________ organizado.
h) Ninguém o acusou de ser um
________________________ advogado.
9 – A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é:
a) ( ) Possivelmente viajarei para S. Paulo.
b) ( ) Maria tinha aproximadamente 15 anos.
c) ( ) As tarefas foram executadas
concomitantemente.
d) ( ) Os resultados chegaram demasiadamente
atrasados.
____________________________________________________________________________
10 – Em todas as alternativas há dois advérbios exceto:
10 – Em todas as alternativas há dois advérbios exceto:
a) ( ) Ele permanece muito calado.
b) ( ) Amanhã, não iremos ao cinema.
c) ( ) O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d) ( ) Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e) ( ) Ela falou calma e sabiamente.
____________________________________________________________________________
11 – Assinale a alternativa em que ocorre um advérbio de modo:
11 – Assinale a alternativa em que ocorre um advérbio de modo:
a) ( ) Anteriormente eles haviam dito o
contrario.
b) ( ) Sempre esperei este dia.
c) ( ) Ninguém viajará para cá.
d) ( ) Não reagiu favoravelmente ao discurso.
e) ( ) Há pessoas mais antigas que você.
____________________________________________________________________________
12 - Escreva no traço ao lado de cada frase o adjuntos adverbiais de cada uma:
a) Os alunos fizeram a tarefa com atenção.__________________________________.
b) Em dezembro Marcelo terminará a faculdade. __________________________.
c) A criança foi internada por causa da febre alta. ___________________________.
d) As jóias foram encontradas no fundo de uma gaveta. ______________________________.
e) Anete caminhava tranquilamente com seu namorado. ____________________________
f)O presidente encontrou-se com o Papa na Itália. ___________________________________.
g) Atrás da oficina, a polícia encontrou vários carros desmontados. __________________________.
h) Os pobres animais do circo tremiam de frio e de fome. _______________________________.
i) Os patins deslizavam com suavidade. _____________________________________________.
j) O juiz analisou, cuidadosamente, a situação do acusado. ____________________________.
___________________________________________________________________________________
12 - Escreva no traço ao lado de cada frase o adjuntos adverbiais de cada uma:
a) Os alunos fizeram a tarefa com atenção.__________________________________.
b) Em dezembro Marcelo terminará a faculdade. __________________________.
c) A criança foi internada por causa da febre alta. ___________________________.
d) As jóias foram encontradas no fundo de uma gaveta. ______________________________.
e) Anete caminhava tranquilamente com seu namorado. ____________________________
f)O presidente encontrou-se com o Papa na Itália. ___________________________________.
g) Atrás da oficina, a polícia encontrou vários carros desmontados. __________________________.
h) Os pobres animais do circo tremiam de frio e de fome. _______________________________.
i) Os patins deslizavam com suavidade. _____________________________________________.
j) O juiz analisou, cuidadosamente, a situação do acusado. ____________________________.
___________________________________________________________________________________
TROCANDO AS BOLAS
— Atirei o pau no
gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor
passar.
— Que mania você tem de
misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá
para brincar de roda. você nunca canta os versos direito!
Troca Bolas era assim mesmo.
Adorava confundir tudo.
Quando a irmãzinha do Troca
Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta:
— Era uma vez uma menina
muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma
madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar
doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de
cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela
ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la...
É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer.
E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer.
E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
Um dia a criançada estava
brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento,
quando alguém gritou:
— Acudam! A gatinha da irmã
de Troca Bolas caiu no lago!
— Quem vai entrar no lago
para tirar a gatinha de lá?
Só que não foi preciso que
ninguém se molhasse. rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha
conseguiu sair do lago.
O que tinha acontecido?
Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o
lago. Todos aplaudiram:
— Grande idéia, Troca Bolas!
Como é que você pensou nisso?
— Muito simples! — respondeu
o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu
pensei em tirar a água da gatinha.
(Pedro Bandeira –
adaptação)
13 - O texto tem ______ parágrafos.
14 - Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15 - Escreva um parágrafo contando por que o personagem
principal da história se chama Troca Bolas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16 - Circule, no texto, o parágrafo em que
Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha.
___________________________________________________________________________________
17 - Releia o parágrafo que você circulou.
Escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse
parágrafo. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora, escreva o que essa história tem de diferente das outras histórias.
Agora, escreva o que essa história tem de diferente das outras histórias.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18 - Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as
expressões que melhor substituem as expressões grifadas.
a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.
( ) sorria
|
( ) ria muito
|
( ) ria baixo
|
b) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para
desmisturar as histórias dele.
( ) grande esforço / desfazer
|
( ) pouco esforço / juntar
|
( ) relaxamento / bagunçar
|
___________________________________________________________________________________
19 - Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas.
19 - Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20 - Explique a afirmativa abaixo. (1,0)
“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A
MISÉRIA É DE TODOS NÓS
Como entender a resistência
da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização?
No decorrer das últimas décadas, enquanto a miséria se mantinha mais ou menos do
mesmo tamanho, todos os indicadores sociais brasileiros melhoraram. Há mais
crianças em idade escolar freqüentando aulas atualmente do que em qualquer
outro período da nossa história. As taxas de analfabetismo e mortalidade
infantil também são as menores desde que se passou a registrá-las nacionalmente.
O Brasil figura entre as dez nações de economia mais forte do mundo. No campo diplomático,
começa a exercitar seus músculos. Vem firmando uma inconteste liderança política
regional na América Latina, ao mesmo tempo em que atrai as impatia do Terceiro
Mundo por ter se tornado um forte oponente das injustas políticas de comércio
dos países ricos. Apesar de todos esses avanços, a miséria existe. Embora em
algumas de suas ocorrências, especialmente na zona rural, esteja confinada a
bolsões invisíveis aos olhos dos brasileiros mais bem posicionados na escala
social, a miséria é onipresente. Nas grandes cidades, com aterrorizante
freqüência, ela atravessa o fosso social profundo e se manifesta deforma
violenta. A mais assustadora dessas manifestações é a criminalidade, que, se
não tem na pobreza sua única causa, certamente em razão dela se tornou mais
disseminada e cruel. Explicar a resistência da pobreza extrema entre milhões de
habitantes não é uma empreitada simples.
Veja,
ed. 1735
21 – Marque a alternativa que justifica o título do texto:
a) ( ) A miséria abrange
grande parte de nossa população;
b) ( ) A miséria é culpa da classe dominante;
c) ( ) Todos os governantes colaboraram para a miséria comum;
d) ( ) A miséria deveria ser preocupação de todos nós;
e) ( ) Um mal tão intenso atinge indistintamente a todos.
b) ( ) A miséria é culpa da classe dominante;
c) ( ) Todos os governantes colaboraram para a miséria comum;
d) ( ) A miséria deveria ser preocupação de todos nós;
e) ( ) Um mal tão intenso atinge indistintamente a todos.
___________________________________________________________________________________
22 - A primeira pergunta - "Como entender a resistência da
miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da
colonização?":
a) ( ) Tem sua resposta
dada no último parágrafo;
b) ( ) Representa o tema central de todo o texto;
c) ( ) É só uma motivação para a leitura do texto;
d) ( ) É uma pergunta retórica, à qual não cabe resposta;
e) ( ) É uma das perguntas do texto que ficam sem resposta.
b) ( ) Representa o tema central de todo o texto;
c) ( ) É só uma motivação para a leitura do texto;
d) ( ) É uma pergunta retórica, à qual não cabe resposta;
e) ( ) É uma das perguntas do texto que ficam sem resposta.
___________________________________________________________________________________
23. Após a leitura do texto, só NÃO se pode dizer da miséria no
Brasil que ela:
a) ( ) É culpa dos governos recentes, apesar de seu trabalho produtivo em outras áreas;
b) ( ) Tem manifestações violentas, como a criminalidade nas grandes cidades;
a) ( ) É culpa dos governos recentes, apesar de seu trabalho produtivo em outras áreas;
b) ( ) Tem manifestações violentas, como a criminalidade nas grandes cidades;
c) ( ) Atinge milhões de
habitantes, embora alguns deles não apareçam para a classe dominante;
d) ( ) É de difícil
compreensão, já que sua presença não se coaduna com a de outros indicadores
sociais;
e) ( ) Tem razões
históricas e se mantém em níveis estáveis nas últimas décadas.
___________________________________________________________________________________
24. O melhor resumo das sete primeiras linhas do texto é:
a)( ) Entender a miséria no Brasil é impossível, já que todos os outros indicadores sociais melhoraram;
b) ( ) Desde os primórdios da colonização a miséria existe no Brasil e se mantém onipresente;
a)( ) Entender a miséria no Brasil é impossível, já que todos os outros indicadores sociais melhoraram;
b) ( ) Desde os primórdios da colonização a miséria existe no Brasil e se mantém onipresente;
c) ( ) A miséria no Brasil
tem fundo histórico e foi alimentada por governos incompetentes;
d) ( ) Embora os
indicadores sociais mostrem progresso em muitas áreas, a miséria ainda atinge
uma pequena parte de nosso povo;
e) ( ) Todos os indicadores
sociais melhoraram exceto o indicador da miséria que leva à criminalidade.
___________________________________________________________________________________
25. As marcas de progresso em nosso país são dadas com apoio na
quantidade, exceto:
a) ( ) Freqüência escolar;
b) ( ) Liderança
diplomática;
c) ( ) Mortalidade
infantil;
d) ( ) Analfabetismo;
e) ( ) Desempenho econômico.
Me passem as respostas por favor preciso disso pra amanhã.
ResponderExcluirMe passem as respostas por favor preciso disso pra amanhã.
ResponderExcluirRespostas
ResponderExcluirPode passar as respostas preciso
ResponderExcluir