ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE - MORADA NOVA DE MINAS
1 – Indique quantas
letras e fonemas tem cada palavra.
|
Letras
|
Fonemas
|
|
|
Letras
|
Fonemas
|
Carro
|
|
|
|
Flexão
|
|
|
Bicicleta
|
|
|
|
Relógio
|
|
|
Televisão
|
|
|
|
Água
|
|
|
Caminhada
|
|
|
|
Necessidade
|
|
|
Janela
|
|
|
|
Nascer
|
|
|
Churrasco
|
|
|
|
Ilha
|
|
|
Mês
|
|
|
|
Personagem
|
|
|
____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
3 - Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
|
b) ( )
tristeza.
|
c) ( )
desanimo.
|
d) ( )
alegria.
|
____________________________________________________________________________
4 - No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) ( )
andando.
|
b) ( )
pulando.
|
c) ( )
deslizando.
|
d) ( )
correndo.
|
____________________________________________________________________________
5 - Que recursos visuais o autor utilizou para
indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6
- Que tipo de Linguagem encontram-se nas placas?
____________________________________________________________________________
7
- O que é linguagem verbal? Dê um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8
- Qual o tipo de linguagem que você usa quando está praticando esporte?
Exemplifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Qual é a informação principal
desse texto?
__________________________________________
__________________________________________
b) quem você supõe ter escrito essas instruções?
__________________________________________
b) quem você supõe ter escrito essas instruções?
__________________________________________
c) Quem é o possível leitor desse texto?
c) Quem é o possível leitor desse texto?
__________________________________________
__________________________________________
d) qual a finalidade das instruções? _______________________________________________
____________________________________________________________________________
__________________________________________
d) qual a finalidade das instruções? _______________________________________________
____________________________________________________________________________
10
- Observando
o diálogo, identifique a alternativa que apresenta o uso correto de acordo com
a norma padrão da língua.
a) ( ) ––Como é? –– Hoje ocê só qué salada pro almoço? –– O que aconteceu com os ovo?
b) ( ) –– Como
é. –– Hoje ocê quer salada para o almoço? –– O que aconteceu com os ovos?
c) ( ) –– Como
é? –– Hoje você quer salada para o almoço? –– O que aconteceu como os ovos?
d) ( ) –– Como
é. –– Hoje cê quer salada pra o almoço.–– O que aconteceu cos ovos.
11 - Leia o cartaz para responder à questão.
O
cartaz divulga as ações do S.O.S – Vida Animal. Esta Organização preocupa-se
com
a) ( ) os amigos dos animais.
b) ( ) os animais abandonados pelo homem.
c) ( ) os homens abandonados pelos animais.
d) ( ) a amizade
entre o homem e o animal.
12 - Leia o texto e assinale a
alternativa correta. O texto foi escrito por João, em seu primeiro diário:
Quinta-feira, 14/08/08.
Pai,
Há muito queria escrever, mas sentia medo. Agora que pintou
essa tarefa na escola tomei coragem. Sabe, não queria que você ficasse magoado
com o que aconteceu na semana passada lá. É meu jeito. Você também já teve 12
anos, né? Pois é. Eu falei aquilo daquele jeito porque fiquei nervoso; às vezes
sai as palavras sem a gente sentir. Você é um bom pai, pode ter certeza. A mamãe
vive dizendo que não há melhor no mundo. Ela tem razão. E com certeza, eu
também sempre achei, mesmo sem coragem de dizer.
Um abraço forte. Seu filho.
(Texto escrito por
um aluno do 6º ano em uma aula de Língua Portuguesa)
No
texto de João, endereçado a seu pai, só NÃO é possível perceber:
a) um
desabafo.
b) um
pedido.
c) um
agradecimento.
d) um xingamento.
____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões 13 e 14:
Leia o texto para responder às questões 13 e 14:
O Caderno
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel. (...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
(Letra retirada do site toquinho.com.br)
13 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o
be-a-bá” sugere a aprendizagem:
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
14 A partir da leitura do
poema, pode-se concluir que o caderno:
a) gosta muito de
todas as crianças.
b) fala como se fosse
uma pessoa.
c) sonha com desenhos
coloridos.
d)
fica triste por ser deixado de lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário