domingo, 2 de junho de 2013

Avaliação Língua Portuguesa 6º ano

ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE - MORADA NOVA DE MINAS

1 – Indique quantas letras e fonemas tem cada palavra.


Letras
Fonemas


Letras
Fonemas
Carro



Flexão


Bicicleta



Relógio


Televisão



Água 


Caminhada



Necessidade


Janela



Nascer


Churrasco



Ilha


Mês



Personagem


____________________________________________________________________________
2 - A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Em toda a historinha, Cascão está sentindo:

a) (     ) dor.
b) (     ) tristeza.
c) (     ) desanimo.
d) (     ) alegria.
____________________________________________________________________________

4 - No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) (     ) andando.
b) (     ) pulando.
c) (     ) deslizando.
d) (     ) correndo.
____________________________________________________________________________
5 - Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Que tipo de Linguagem encontram-se nas placas?
_____________________________ _____________________________
____________________________________________________________________________

7 - O que é linguagem verbal? Dê um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Qual o tipo de linguagem que você usa quando está praticando esporte? Exemplifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Leia o texto de uma etiqueta de calça jeans.
a) Qual é a informação principal desse texto?
___­­_______________________________________
__________________________________________
b) quem você supõe ter escrito essas instruções?
__________________________________________

c) Quem é o possível leitor desse texto?
__________________________________________
__________________________________________
d) qual a finalidade das instruções? _______________________________________________
____________________________________________________________________________
10 - Observando o diálogo, identifique a alternativa que apresenta o uso correto de acordo com a norma padrão da língua.

a) (  ) ––Como é? –– Hoje ocê só qué salada pro almoço? –– O que aconteceu com os ovo?
b) ­­(  ) –– Como é. –– Hoje ocê quer salada para o almoço? –– O que aconteceu com os ovos?
c) (  ) –– Como é? –– Hoje você quer salada para o almoço? ­­–– O que aconteceu como os ovos?
d) (  ) –– Como é. –– Hoje cê quer salada pra o almoço.–– O que aconteceu cos ovos.
____________________________________________________________________________

11 - Leia o cartaz para responder à questão.
O cartaz divulga as ações do S.O.S – Vida Animal. Esta Organização preocupa-se com
 
a) (  ) os amigos dos animais.
b) (  ) os animais abandonados pelo homem.
c) (  ) os homens abandonados pelos animais.
d) (  ) a amizade entre o homem e o animal.
 ________________________________________________________________________________
12 - Leia o texto e assinale a alternativa correta. O texto foi escrito por João, em seu primeiro diário:

Quinta-feira, 14/08/08.

Pai,
Há muito queria escrever, mas sentia medo. Agora que pintou essa tarefa na escola tomei coragem. Sabe, não queria que você ficasse magoado com o que aconteceu na semana passada lá. É meu jeito. Você também já teve 12 anos, né? Pois é. Eu falei aquilo daquele jeito porque fiquei nervoso; às vezes sai as palavras sem a gente sentir. Você é um bom pai, pode ter certeza. A mamãe vive dizendo que não há melhor no mundo. Ela tem razão. E com certeza, eu também sempre achei, mesmo sem coragem de dizer.
Um abraço forte. Seu filho.
(Texto escrito por um aluno do 6º ano em uma aula de Língua Portuguesa)

No texto de João, endereçado a seu pai, só NÃO é possível perceber:

a) um desabafo.
b) um pedido.
c) um agradecimento.
d) um xingamento.
____________________________________________________________________________

Leia o texto para responder às questões 13 e 14:

O Caderno

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel. (...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
(Letra retirada do site toquinho.com.br)

13 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem:

a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.

14 A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno:

a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.

d) fica triste por ser deixado de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário