sábado, 22 de março de 2014

AVALIAÇÃO MENSAL EM CIÊNCIAS - 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL



AVALIAÇÃO MENSAL EM CIÊNCIAS - 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Professor: Edicarlos Fernandes de Melo – Valor: 5,00 pontos.
Data: _____/_____/_______________ Nota: _______________
Aluno(a): ____________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
1. Assinale características de todos os seres vivos.

(  ) depender do ambiente
(  ) ter pelos ou penas
(  ) mastigar e engolir
(  ) desenvolver-se
(  ) ter braços e pernas
(  ) interagir com outros ser
(  ) possuir esqueleto possuir cérebro
(  ) emitir sons
(  ) nascer
(  ) andar
(  ) morrer
(  ) dormir
(  ) caçar

2. Observe a charge:

O desenhista sugere, de modo fictício, que a falta de limpeza da geladeira possa criar alguma nova for­ma de vida dentro dela. Podemos afirmar que isso:

(  ) O é possível porque os seres vivos nascem do nada.
(  ) não é possível, pois não há seres vivos que sobrevivam em local frio como a geladeira.
(  ) é possível, já que há seres vivos que não se reproduzem.
(  ) não é possível, pois um ser vivo surge de outro, quando este se reproduz.





___________________________________________________________________________________
3. Complete corretamente as lacunas do texto a seguir, utilizando as palavras do quadro:
alimento - ambiente - animais - desmatamento - folhas - insetos - orquídeas - sapos - plantas - vida
 



Quando os portugueses chegaram pela pri­meira vez ao Brasil, a Mata Atlântica cobria boa parte do litoral brasileiro. Com o passar do tempo, muitas de suas árvores foram sendo derrubadas para o aproveitamento da madeira e também para dar lugar às cidades e à agricultura. Por causa do
__________________________, hoje resta menos de um décimo do que havia.
A Mata Atlântica é um exemplo de _________________________. Nela podemos encontrar muitos _________________________ diferentes como, por exemplo, serpentes, pássaros, insetos,
_________________________ lagartos, capivaras e macacos.
Existem também muitos tipos diferentes de _______________ Entre elas estão árvores, arbus­tos, samambaias, e bromélias.
As árvores da Mata Atlântica abrigam mui­tas formas de _______________ Há centenas de
___________________ diferentes em cada uma dessas árvores, muitos dos quais se alimentam de suas
___________________ e encontram abrigo no meio delas. Macacos e caxinguelês são animais que frequentemente vivem em árvores. Alguns tipos de serpentes também vivem próximo a elas.
As aves geralmente fazem seus ninhos nas árvores e se alimentam de insetos, frutas ou sementes, que encontram na floresta. Os ovos, os filhotes e as aves adultas podem servir de _____________________ para as serpentes. Essas, por sua vez, podem ser devoradas por algumas varie­dades de coruja.
  _________________________________________________________________________________
4. Existem charges, historinhas, piadas e tirinhas que envolvem seres vivos e que, INCORRETAMENTE, dão a eles características humanas. A charge abaixo é um exemplo. Observe-a, procure no dicionário alguma palavra cujo significado não conheça e, a seguir, responda às perguntas:

a) Cite duas características humanas que INCORRETAMENTE, estão atribuídas aos pássaros.
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
b) Cite um hábito real que existe em muitas espécies de pássaros e que está relacionado à charge.
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_________________________________________________________________________________

5. Sobre uma mesa há dois ratinhos semelhan­tes, em tamanho, forma e cor. Um deles goteja um pouco de líquido, desloca-se em linha reta até cair da mesa e emite um ruído como o de engrenagens, que logo cessa. 0 outro ratinho percorre a mesa em linha sinuosa, vai até a borda e volta. Anda para lá e para cá, parecendo indeciso, como à procura de algo. De repente, dirige-se para um punhado de grãos, dos quais alguns são mordiscados e ingeridos. Em segui­da, esse ratinho urina e defeca e, depois disso, volta para junto dos seus filhotes, numa caixinha em cima da mesa. Quais as características que você pode usar da descrição acima para dizer que um dos dois ratinhos é um ser vivo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________