sábado, 22 de março de 2014

AVALIAÇÃO MENSAL EM CIÊNCIAS - 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL



AVALIAÇÃO MENSAL EM CIÊNCIAS - 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Professor: Edicarlos Fernandes de Melo – Valor: 5,00 pontos.
Data: _____/_____/_______________ Nota: _______________
Aluno(a): ____________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
1. Assinale características de todos os seres vivos.

(  ) depender do ambiente
(  ) ter pelos ou penas
(  ) mastigar e engolir
(  ) desenvolver-se
(  ) ter braços e pernas
(  ) interagir com outros ser
(  ) possuir esqueleto possuir cérebro
(  ) emitir sons
(  ) nascer
(  ) andar
(  ) morrer
(  ) dormir
(  ) caçar

2. Observe a charge:

O desenhista sugere, de modo fictício, que a falta de limpeza da geladeira possa criar alguma nova for­ma de vida dentro dela. Podemos afirmar que isso:

(  ) O é possível porque os seres vivos nascem do nada.
(  ) não é possível, pois não há seres vivos que sobrevivam em local frio como a geladeira.
(  ) é possível, já que há seres vivos que não se reproduzem.
(  ) não é possível, pois um ser vivo surge de outro, quando este se reproduz.





___________________________________________________________________________________
3. Complete corretamente as lacunas do texto a seguir, utilizando as palavras do quadro:
alimento - ambiente - animais - desmatamento - folhas - insetos - orquídeas - sapos - plantas - vida
 



Quando os portugueses chegaram pela pri­meira vez ao Brasil, a Mata Atlântica cobria boa parte do litoral brasileiro. Com o passar do tempo, muitas de suas árvores foram sendo derrubadas para o aproveitamento da madeira e também para dar lugar às cidades e à agricultura. Por causa do
__________________________, hoje resta menos de um décimo do que havia.
A Mata Atlântica é um exemplo de _________________________. Nela podemos encontrar muitos _________________________ diferentes como, por exemplo, serpentes, pássaros, insetos,
_________________________ lagartos, capivaras e macacos.
Existem também muitos tipos diferentes de _______________ Entre elas estão árvores, arbus­tos, samambaias, e bromélias.
As árvores da Mata Atlântica abrigam mui­tas formas de _______________ Há centenas de
___________________ diferentes em cada uma dessas árvores, muitos dos quais se alimentam de suas
___________________ e encontram abrigo no meio delas. Macacos e caxinguelês são animais que frequentemente vivem em árvores. Alguns tipos de serpentes também vivem próximo a elas.
As aves geralmente fazem seus ninhos nas árvores e se alimentam de insetos, frutas ou sementes, que encontram na floresta. Os ovos, os filhotes e as aves adultas podem servir de _____________________ para as serpentes. Essas, por sua vez, podem ser devoradas por algumas varie­dades de coruja.
  _________________________________________________________________________________
4. Existem charges, historinhas, piadas e tirinhas que envolvem seres vivos e que, INCORRETAMENTE, dão a eles características humanas. A charge abaixo é um exemplo. Observe-a, procure no dicionário alguma palavra cujo significado não conheça e, a seguir, responda às perguntas:

a) Cite duas características humanas que INCORRETAMENTE, estão atribuídas aos pássaros.
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
b) Cite um hábito real que existe em muitas espécies de pássaros e que está relacionado à charge.
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_________________________________________________________________________________

5. Sobre uma mesa há dois ratinhos semelhan­tes, em tamanho, forma e cor. Um deles goteja um pouco de líquido, desloca-se em linha reta até cair da mesa e emite um ruído como o de engrenagens, que logo cessa. 0 outro ratinho percorre a mesa em linha sinuosa, vai até a borda e volta. Anda para lá e para cá, parecendo indeciso, como à procura de algo. De repente, dirige-se para um punhado de grãos, dos quais alguns são mordiscados e ingeridos. Em segui­da, esse ratinho urina e defeca e, depois disso, volta para junto dos seus filhotes, numa caixinha em cima da mesa. Quais as características que você pode usar da descrição acima para dizer que um dos dois ratinhos é um ser vivo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 2 de junho de 2013

Avaliação Língua Portuguesa 6º ano

ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE - MORADA NOVA DE MINAS

1 – Indique quantas letras e fonemas tem cada palavra.


Letras
Fonemas


Letras
Fonemas
Carro



Flexão


Bicicleta



Relógio


Televisão



Água 


Caminhada



Necessidade


Janela



Nascer


Churrasco



Ilha


Mês



Personagem


____________________________________________________________________________
2 - A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Em toda a historinha, Cascão está sentindo:

a) (     ) dor.
b) (     ) tristeza.
c) (     ) desanimo.
d) (     ) alegria.
____________________________________________________________________________

4 - No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) (     ) andando.
b) (     ) pulando.
c) (     ) deslizando.
d) (     ) correndo.
____________________________________________________________________________
5 - Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Que tipo de Linguagem encontram-se nas placas?
_____________________________ _____________________________
____________________________________________________________________________

7 - O que é linguagem verbal? Dê um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Qual o tipo de linguagem que você usa quando está praticando esporte? Exemplifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Leia o texto de uma etiqueta de calça jeans.
a) Qual é a informação principal desse texto?
___­­_______________________________________
__________________________________________
b) quem você supõe ter escrito essas instruções?
__________________________________________

c) Quem é o possível leitor desse texto?
__________________________________________
__________________________________________
d) qual a finalidade das instruções? _______________________________________________
____________________________________________________________________________
10 - Observando o diálogo, identifique a alternativa que apresenta o uso correto de acordo com a norma padrão da língua.

a) (  ) ––Como é? –– Hoje ocê só qué salada pro almoço? –– O que aconteceu com os ovo?
b) ­­(  ) –– Como é. –– Hoje ocê quer salada para o almoço? –– O que aconteceu com os ovos?
c) (  ) –– Como é? –– Hoje você quer salada para o almoço? ­­–– O que aconteceu como os ovos?
d) (  ) –– Como é. –– Hoje cê quer salada pra o almoço.–– O que aconteceu cos ovos.
____________________________________________________________________________

11 - Leia o cartaz para responder à questão.
O cartaz divulga as ações do S.O.S – Vida Animal. Esta Organização preocupa-se com
 
a) (  ) os amigos dos animais.
b) (  ) os animais abandonados pelo homem.
c) (  ) os homens abandonados pelos animais.
d) (  ) a amizade entre o homem e o animal.
 ________________________________________________________________________________
12 - Leia o texto e assinale a alternativa correta. O texto foi escrito por João, em seu primeiro diário:

Quinta-feira, 14/08/08.

Pai,
Há muito queria escrever, mas sentia medo. Agora que pintou essa tarefa na escola tomei coragem. Sabe, não queria que você ficasse magoado com o que aconteceu na semana passada lá. É meu jeito. Você também já teve 12 anos, né? Pois é. Eu falei aquilo daquele jeito porque fiquei nervoso; às vezes sai as palavras sem a gente sentir. Você é um bom pai, pode ter certeza. A mamãe vive dizendo que não há melhor no mundo. Ela tem razão. E com certeza, eu também sempre achei, mesmo sem coragem de dizer.
Um abraço forte. Seu filho.
(Texto escrito por um aluno do 6º ano em uma aula de Língua Portuguesa)

No texto de João, endereçado a seu pai, só NÃO é possível perceber:

a) um desabafo.
b) um pedido.
c) um agradecimento.
d) um xingamento.
____________________________________________________________________________

Leia o texto para responder às questões 13 e 14:

O Caderno

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel. (...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
(Letra retirada do site toquinho.com.br)

13 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem:

a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.

14 A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno:

a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.

d) fica triste por ser deixado de lado.