segunda-feira, 9 de maio de 2011

Repórter por um dia – As Grandes Religiões

Educação Religiosa

INTRODUÇÃO

Conhecer a religião é mais do que cultura, é entender o homem e penetrar no mistério que leva a crer na infinitude humana. Religião vem de religare, religar. É a ponte que liga o homem a Deus; e deve ser também o ponto de união que liga o ser humano ao seu próximo. O caminho da espiritualidade é a chave que nos leva ao encontro com o sentido e o entusiasmo de viver. Aquele que aprofunda na sua religião e começa a apontar motivos para sua fé, descobre que o respeito pelo outro, que crê diferente, faz dele um autêntico ser religioso, que põe no amor ao próximo o ápice do encontro com o sagrado.
Estudar as outras formas de crer não significa converter a outro credo, mas é uma forma de estimular em nós a capacidade de dialogarmos, entendermos e respeitarmos a postura do diferente. É um jeito de ir construindo no coração humano uma nova página da história, dessa vez colorida com o abraço da paz e com a tonalidade da brandura no falar e no interagir, para que não repitamos mais os desastres das outras gerações que, em nome da fé, fomentaram guerras, traumas e preconceitos, desrespeitando inclusive direitos humanos universais.
OBJETIVO:
O objetivo do Projeto “As grandes religiões – Repórter por um dia” é o de estimular no educando a pesquisa e o conhecimento para um fenômeno fundamental na vida e cultura do ser humano: o fenômeno religioso. Além de ter a oportunidade de conhecer os diversos aspectos das grandes religiões, o projeto visa a despertar no aluno o sentimento de respeito ao diferente, desenvolvendo as capacidades de aprender a conviver e aprender a ser.
O projeto também pretende, objetivamente, despertar as seguintes capacidades:
· Alta competência em leitura;
· Alta competência em expressão escrita (descrever, analisar/comparar, expressar, pensar);
· Capacidade para descrever, analisar e criticar o ambiente social;
· Capacidade para receber criticamente os meios de comunicação de massa;
· Capacidade para criar, decidir e trabalhar em grupo;
· Capacidade para localizar, acessar e usar informação acumulada;
· Ter mais criatividade do que informação;
· Adquirir habilidades sociais e capacidade de expressão;
· Assumir responsabilidades;
· Ser empreendedor;
· Entender as diferenças culturais;
· Adquirir intimidade com as novas tecnologias.
O projeto quer desenvolver uma aprendizagem significativa e eficaz, oxigenado pelos quatro pilares que sustentam uma educação que favorecerão uma melhor qualidade de vida:
· Aprender a aprender
· Aprender a fazer
· Aprender a conviver
· Aprender a ser
INTERDISCIPLINARIDADE
Outra faceta do “As grandes religiões – Repórter por um dia” é a interdisciplinaridade com as matérias de história, geografia e português (linguagem jornalística), para os alunos estabelecerem relações entre os saberes, tendo em vista, favorecer uma melhor associação de idéias, e, conseqüentemente, uma melhor aprendizagem, mais crítica e melhor contextualizada.
TRASNDISCIPLINARIDADE
O projeto, além de interdisciplinar, tem aspecto transdisciplinar. Ele extrapola o currículo das disciplinas e acessa áreas do conhecimento humano como o da informática, do jornalismo e do uso das novas tecnologias e, com isso, colabora para colocar o aluno em contato com a cultura e acontecimentos da realidade atual, no sentido de torná-lo atualizado e dinâmico.
TEMAS TRANSVERSAIS

Serão abordados transversalmente temas como a paz, a fraternidade, a cooperação, o respeito e o pensamento crítico; abordando valores fundamentais à formação do cidadão.

A TAREFA

Você faz parte de uma equipe de jornalismo que trabalha para uma emissora de TV. Sua equipe precisa montar uma reportagem em forma de vídeo sobre uma das grandes religiões da humanidade. Sua reportagem deverá ser muito criativa, interessante e ao mesmo tempo muito séria para despertar nos telespectadores além da vontade de aprenderem sobre o assunto em pauta, a confiança no que estão assistindo. Para realizar este trabalho, além de muita pesquisa, você poderá produzir filmagens, utilizar de fotos, músicas, locuções, figuras, produções de textos, entrevistas e tudo o mais que você puder para que a sua primeira reportagem seja veiculada com prestígio no cenário nacional.

O vídeo poderá ser montado utilizando-se como ferramenta o programa Windows Movie Maker, conforme aprendemos no laboratório de informática em aula anterior, ou outro software de edição de vídeo.

O vídeo/reportagem deverá conter as explicações básicas da doutrina e aspectos da religião estudada com o intuito informativo e explicativo, não se intentando para o campo da crítica e análise. Para este tipo de debates serão abertos espaços durante as aulas.

As entrevistas poderão ser feitas com ferramentas simples, como uma câmera digital de fotografia. Os entrevistados precisam assinar o TERMO DE LIBERAÇÃO DE DIREITOS DE IMAGEM para que a entrevista possa ser divulgada em meios de comunicação. Sem este documento, será vedado ao grupo publicar a reportagem.

Duração: O vídeo terá a duração de, no mínimo, 5 minutos e, no máximo, 8.

PROCESSO

1ª semana – montagem dos grupos e divisão das funções

1. Crie um grupo de 04 alunos. Os grupos montados receberão seus temas por sorteio, dentre os abaixo elencados:

Grupo 1 = Hinduísmo

Grupo 2 = Budismo

Grupo 3 = Judaísmo

Grupo 4 = Cristianismo

Grupo 5 = Islamismo

2. O grupo formado se organizará dentro das seguintes funções, sendo que cada membro da equipe, além da função de pesquisador, deve assumir pelo menos mais duas funções e, no máximo, mais três. As funções, juntamente com o nome do membro que executou a tarefa, deverão constar nos créditos do vídeo, obrigatoriamente.

Função

Tarefa

Pesquisador

Aquele que pesquisará o assunto a ser trabalhado. Todos do grupo assumirão esta função simultaneamente.

Produtor Executivo

Organiza tudo que vai ser necessário para que o vídeo aconteça: ligar e marcar entrevistas, providenciar a câmera, o computador etc. Faz a pauta, que é um documento que direciona entrevista, orientando a angulação da reportagem e sugerindo perguntas a serem feitas. A pauta também traz uma breve descrição do entrevistado e do assunto, servindo como fonte de consulta para o repórter. O Produtor Executivo encaminha a pauta para o repórter.

Repórter

É aquele que faz a reportagem. Elabora o conteúdo, o texto. Faz as entrevistas e apresenta as informações. Faz a reportagem com base na pauta apresentada pelo produtor executivo. Após as entrevistas e montagem do texto e conteúdo da reportagem, encaminha seu trabalho para o editor de texto.

Editor de texto

Sua função é rever o texto do repórter, fazendo correções, acrescentando ou cortando partes. As mudanças são sempre dialogadas com o repórter.

Locutor / Apresentador

É o narrador do texto. Quando não aparece nas filmagens é chamado de locutor e quando aparece é chamado de apresentador. O texto também pode ser narrado pelo repórter. Um documentário pode ser feito por um ou por mais repórteres, que serão chamados pelo apresentador. Caso não haja repórteres, o vídeo é todo narrado pelo locutor. Essa decisão do formato do documentário é do editor chefe.

Cinegrafista

Aquele que filmará as imagens. O cinegrafista deve ter uma boa noção de fotografia (melhor ângulo para captura das imagens), deve ter a mão firme e uma boa noção de estética da imagem.

Editor de imagens

Organiza as imagens, faz o casamento do texto (locuções e entrevistas) com a imagem.

Editor Chefe

Supervisiona tudo, é o coordenador do grupo e faz ligações entre todas as funções, unindo o grupo no mesmo foco, cobra de cada colaborador, que a tarefa esteja pronta e bem feita, no prazo estipulado.

3. Digite o nome do grupo, com os nomes dos componentes, juntamente com as divisões de funções, coloque o nome da turma (8A ou 8B) e envie para o professor, via e-mail: edicarmem@hotmail.comedircarlosfernandes@yahoo.com.bredicarlosfernandes88@gmail.com

Em seguida o professor irá sortear os temas e repassará para cada grupo.

2ª semana – Pesquisa e montagem do roteiro.

As pesquisas deverão ser individuais ou em dupla para que, no final, todos os integrantes possam trocar informações e sugerir ideias para a montagem do roteiro do trabalho como um todo, sendo que o conteúdo mínimo da reportagem deve conter:

· História da Fundação da Religião, datas, fundadores, raízes históricas;

· Crenças, normas religiosas, líderes ou autoridades religiosas;

· Livro sagrado, cultos;

· Curiosidades;

· Fotos;

· Entrevista com líder religioso ou fiel ou autoridade sobre o assunto (O entrevistado precisa assinar o documento deLIBERAÇÃO DE DIREITOS DE IMAGEM para veiculação do vídeo em meios de comunicação)

Nesta semana os produtores executivos atuam bastante, é hora de marcar entrevistas, dar telefonemas, deixar tudo preparado, conseguir a filmadora ou a câmera fotográfica, pois semana que vem é hora de gravar!

3ª semana – Colocando a mão na massa! Entrevistas, filmagens, gravação de áudios.

Agora é o momento de filmar, fotografar, entrevistar, fazer as locuções. Não se esqueçam de se preparar bem para este momento, tanto intelectualmente, mas também fisicamente, pois o repórter tem que estar bem apresentado, com roupa adequada, cabelo penteado e também um pó no rosto para tirar o brilho do suor!

4ª semana – Final Cut. É hora de finalizar. Editar, cortar, colar, renderizar, concluir.

Para finalizar entram em ação os editores. Agora vocês vão dar um show de bola. Depois do vídeo terminado, não se esqueçam de colocar os créditos no final, afinal vocês não só tem créditos, mas também méritos... Então, é só salvar e enviar, por e-mail, para o professor, ou salvar em pendrive ou CD. (danniel.ribeiro@yahoo.com.br)

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AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir da sua participação na atividade e do produto final que você apresentar. Para questão de ordem, a presente tarefa valerá 13 pontos, referentes à 3ª etapa. Todos os inscritos ganharão 1 ponto pela conclusão do vídeo e os outros 12 serão avaliados conforme o quadro abaixo. A avaliação da apresentação levará em conta:

· A consistência da argumentação e as idéias apresentadas;

· A qualidade do conteúdo do vídeo: coerência do texto, imagens, clareza e domínio do tema;

· A qualidade do vídeo e do áudio;

· A criatividade e originalidade na construção da reportagem.

ITENS AVALIADOS

FRACO

REGULAR

BOM

ÓTIMO

Participação durante os trabalhos

Esteve presente, mas não participou da atividade.

Participou pouco das atividades. Algumas contribuições parcialmente corretas.

Participou e cooperou com o grupo. Discutiu sobre os temas em pauta.

Participação ativa e cooperativa. Atuação séria e profunda sobre o tema em pauta.

Conteúdo do vídeo

Informações incompletas e imprecisas. Pouca criatividade e não utilizou o recurso da entrevista. O vídeo não informou.

Informações razoáveis. Uso razoável de criatividade. Uso de entrevista, mas o vídeo não informou por completo.

Informações boas. Uso de criatividade, linguagem apropriada, de entrevista. O vídeo informou sobre o tema.

Informações precisas. Uso de criatividade, linguagem apropriada, de entrevista. O vídeo informou com coerência e precisão.

Qualidade do vídeo

Baixa resolução de imagens, áudio ininteligível, incompatibilidade do áudio com a imagem.

Razoável resolução de imagens, áudio razoável e pouca sincronia entre áudio e imagem.

Boa resolução de imagens, áudio de boa percepção e boa sincronia de áudio e imagens.

Ótima resolução de imagens, áudio perfeito e perfeita sincronia de áudio e vídeo.

PONTOS

1

2

3

4

CONCLUSÕES

Conhecer outras religiões é o primeiro passo para que o diálogo com o diferente exista de forma sincera e pacífica. Espero que tenha sido uma oportunidade de crescimento tanto pessoal como espiritual; aprofundar e conhecer melhor a sua própria religião também foi um motivo do nosso trabalho.

Esperamos que esta atividade tenha despertado em você o gosto pelo estudo e pelo pensar. Desejamos que o que aprendeu, por seus próprios méritos de pesquisa e esforço, e o vídeo que concluiu sejam instrumentos que estimulem o entusiasmo e o desejo de aprender a conviver, a respeitar e a amar o próximo, e que sejam sementes da tão sonhada civilização do amor.


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